Publicado em

O que é cor?

As pessoas geralmente descrevem cores comparando-as com objetos familiares como “verde limão,” “azul do céu,” ou “vermelho sangue.” Enquanto esses termos são adequados para conversas do dia-a-dia, as aplicações profissionais requerem um valor absoluto que identifique uma cor independentemente do observador.

Organizando as cores em um gráfico tridimensional chamado Espaço de Cores (mostrado abaixo), podemos atribuir um valor absoluto para qualquer cor usando três coordenadas independentes: Luminosidade, Saturação, e Tom (LCh).

Espaço de Cores LCh e Lab

A Luminosidade é plotada no eixo vertical no gráfico do Espaço de Cores, com as cores mais escuras na parte inferior e as cores mais claras na parte superior do eixo.

A Saturação é a coordenada que determina a intensidade da cor. Quando as cores se tornam mais saturadas, a coordenada move se na direção horizontal afastando-se do centro do Espaço de Cores.

Tom -é o nome dado a cor de um objeto, tal como, “vermelho,” “amarelo,” ou “verde.” O Tom fica localizado ao redor do perímetro do Espaço de Cores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *